O que é hunting em recrutamento e seleção?
A palavra Hunting é de origem inglesa, que significa caça. No recrutamento , o termo é usado para representar a busca ativa pelo candidato ideal, incluindo a análise e seleção dos melhores perfis para atender o que a organização está buscando.
E, será que é a melhor técnica em recrutamento e seleção? Certamente em processos mais complexos onde você não encontra o profissional ideal com facilidade.
Por que usar hunting?
Utilizar o hunting em um processo de recrutamento pode ser extremamente interessante, pois proporciona acesso a candidatos que não respondem a anúncios de vagas.
Um processo de recrutamento tradicional é muito receptivo e normalmente com pouca assertividade. Por outro lado , o hunting atrai profissionais de maior qualidade, porém pode exigir mais tempo e trabalho da equipe de recursos humanos.
Nesse sentido, os resultados podem ser melhores exatamente porque os candidatos já terão tudo o que a empresa está buscando. Caso fossem os profissionais que estivessem buscando pela vaga, a empresa precisaria fazer a triagem de currículos e escolher somente entre os candidatos.
Como fazer o hunting?
O processo de hunting consiste na definição de quais atributos os profissionais precisam ter para, então, “caçá-los”. Com os meios digitais, muitos departamentos de recursos humanos vêm usando mecanismos de busca e redes sociais para fazerem as pesquisas, assim como empresas especializadas nesse tipo de processo.
Durante a seleção, são feitos testes específicos para confirmar que aquele é mesmo o candidato certo. As entrevistas são realizadas com os melhores colocados para que seja escolhido o profissional que mais se encaixa.
Boas praticas em seu processo de recrutamento e seleção
Ao aplicar o hunting no processo seletivo, é indispensável que o perfil do candidato esteja bem definido para que os profissionais contatados sejam os que a empresa quer contratar, incluindo características de personalidade e comportamento.
Como abordar potenciais candidatos?
Para que o profissional se interesse de verdade, é preciso que a proposta seja atrativa e competitiva no mercado. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de que ele recuse e permaneça em um emprego no qual já tem estabilidade.
Assim, a abordagem deve ser totalmente profissional e transparente, esclarecendo todos os detalhes acerca da vaga e da empresa que está contratando.
Além disso, a abordagem inicial já deve ir direto ao ponto, mas sem pressionar o profissional, deixando claro que este é um convite para participar do processo seletivo e que ele ainda passará por etapas eliminatórias.