12 dicas para se destacar na entrevista de emprego

Nesse artigo separamos 12 dicas para você  se destacar em uma entrevista de emprego.  São dicas e conselhos para você  não perder sua próxima grande oportunidade na sua carreira.

Dicas para se  destacar na entrevista de emprego

1. Preparação começa com o currículo

Para se sair bem em uma entrevista, a preparação, de acordo com os especialistas, começa ao escrever o currículo. O documento serve como fio condutor dos principais pontos que serão abordados na conversa com o recrutador.

A primeira providência é cuidar da estrutura de seu currículo. Ao escrevê-lo reflita sobre tudo o que aconteceu na sua trajetória profissional,  quais foram os significados para a sua vida profissional .

Além disso, não esqueça de falar de resultados e  metas alcançadas na experiência  profissional. Traga informações ricas que falem de você nas suas experiências profissionais

2. Sentir-se confiante faz diferença

Segundo descobertas da ciência, quem se sente confiante em uma entrevista de emprego costuma ter melhor desempenho. Destaca a revista Time sobre o assunto:

“Preparar os participantes com sentimentos de poder melhora os resultados da entrevista profissional… Em ambos os estudos, os juízes inconscientes preferiram, com resultados significativos, os candidatos que se sentiam poderosos.”


3. Primeiras impressões importam

“A primeira impressão é a que fica” não é um ditado sem fundamento. Pelo contrário, a ciência comprovou esse fato em diversos estudos. A Time vai mais longe e afirma que alguns estudiosos consideram esse o ponto mais importante das entrevistas.

 

4. Beneficie-se dos poderes da linguagem corporal

Você já ouviu falar de power posing? Basicamente, a especialista Amy Cuddy descobriu que ter uma postura confiante aumenta as chances de sucesso em qualquer situação social.

5. Divida a carreira em etapas para estruturar a conversa com o recrutador

É importante dividir a sua carreira em etapas. “Estruture a parte da carreira onde teve aprendizado, em seguida veja onde começa a etapa de utilização das ferramentas aprendidas, que é seguida pela fase de desenvolvimento das ferramentas de liderança e por fim pela etapa de aplicação das habilidades de liderança”, recomenda.

7. Pesquise informações sobre a empresa e o cargo

Sempre que possivel tente se munir de informações sobre o a posiçao que está concorrendo e a empresa que está contratando, antes  da entrevista é claro. Nesse ponto vale desde conversar com pessoas que já trabalhem na empresa e procurar entender o segmento e os desafios do mercado que a empresa está posicionada.

8. Estude as perguntas mais comuns

Muitas empresas ainda usam as perguntas básicas.  Imagine-se respondendo perguntas como:

  • Por que você se interessa em trabalhar na empresa?
  • Quais são seus pontos fortes e fracos?
  • Do que você mais se orgulha? / Quais são suas maiores conquistas?
  • Onde quer estar em 5 anos?
  • Fale sobre um desafio que teve na ultima empresa que você trabalhou

9. Esteja preparado para responder as mais difíceis

Hoje em dia , muitas entrevistas vão seguir analise de competências. Esteja preparado para  perguntas como.  ” descreva uma situação onde você teve que demonstrar sua habilidade de liderança”

10. Utilize o método STAR para contar sobre sua trajetória

A terceira dica para mandar bem na entrevista de emprego é usar o STAR, método de estruturação que ajuda na hora de contar sua história e conquistas. STAR é um acrônimo para Situação, Tarefa, Ações e Resultado.

Basicamente, é só seguir essa ordem ao narrar seus feitos. Assim, garante que nenhum ponto importante ficará de fora. Se quiser saber mais sobre a técnica, confira a matéria dedicada ao assunto.

11. Seja você e  demonstre seu interesse pela oportunidade e empresa

Se você seguiu as dicas acima,  já está bem encaminhado. Mas essa dica 10 é a  mais importante de todas.  Seja você mesmo , demonstre seu interesse pela oportunidade. Não se coloque como candidato perfeito, mas como pessoa comprometida em chegar aos objetivos na sua vida e carreira.

12. Faça perguntas relevantes

Por fim, para mandar bem na entrevista de emprego, pergunte coisas relevantes. A maior parte das entrevistas, em algum momento, o recrutador pergunta ao candidato se ele tem alguma questão. Esse comportamento não é em vão ou apenas um gesto educado do entrevistador. Na realidade, o candidato pode realmente utilizar a oportunidade para tirar uma dúvida.

Porém, se aqui, o candidato mostra interesse e conhecimento com uma pergunta bem construída, pode se destacar da competição. 

Deixe um comentário

16 − um =